segunda-feira, 28 de abril de 2008

Pesquisa de Ponto Extra

Pontos Extras são exposições especiais de produtos nas lojas por um período limitado de tempo. Assim, a Tool Box, sempre preocupada em acompanhar as tendências no ponto de venda para melhor atender e assessorar seus clientes, teve como foco entender como essa ferramenta de merchandising tem sido utilizada, através de pesquisas e métricas no ponto de venda.
No primeiro estudo, o principal resultado revelou que, entre os tipos de Ponto Extra estudados (Display de Chão, Ilha/Cestão e Ponta de Gôndola), o que apareceu em maior número foi o tipo Ponta de Gôndola.
A pesquisa foi realizada através do preenchimento de questionário, no período de Agosto a Setembro de 2007, em visita a 613 lojas de auto serviço de 10 a 19 checkouts e de 20 ou mais checkouts localizadas em diferentes áreas do Brasil.
O número médio de Pontos Extras para lojas de 10-19 cko foi de 55 e nas lojas de 20 ou mais cko, de 91. Alterações nesse número médio de Pontos Extras também foram verificadas em diferentes áreas do Brasil (área F da pesquisa, que engloba os Estados de RS, PR e SC, foi a área que apresentou maior número médio de Ponto Extras por loja na faixa de 10-19 cko – 73 Pontos Extras- enquanto que na faixa de 20 ou mais cko, a área C – Grande Rio de Janeiro - foi a que apresentou maior número médio de Pontos Extras - 122 Pontos Extras por loja). As diferentes áreas brasileiras da pesquisa são as identificadas pelo mapa e legenda abaixo.

Área A: CE, PB, RN, PE, AL, SE e BA
Área B: MG, ES, Estado do RJ excluindo Área C
Área C: Grande RJ
Área D: Grande SP
Área E: Interior do Estado de SP
Área F: PA, SC e RS
Área G: MS, GO e DF


O grande destaque foi no estudo de Pontos Extras em diferentes seções da loja. Mercearia de Alto Giro foi a seção que apresentou maior número médio de Pontos Extras por loja. Já Mercearia Doce, a seção que mais se vale de Displays de Chão.
Além de fabricantes de visibilidade em uso de Ponto Extra, também verificamos fabricantes de visibilidade em cada tipo de Ponto Extra na seção. Por exemplo, AMBEV é o fabricante que apareceu em maior número de lojas usando Displays de Chão na seção de bebidas alcoólicas.
Nestlé foi o fabricante que mais vezes apareceu como fabricante de visibilidade em Ponto Extra,quando se engloba a loja toda, e não apenas uma seção.
O Corredor de Entrada da loja também se constitui em um tipo de Ponto Extra. A amostra revelou que a seção de Eletrônicos foi a seção com maior número médio de produtos expostos no corredor de entrada por loja e Nestlé foi o fabricante que apareceu em maior número de lojas com seus produtos no corredor de entrada como fabricante de visibilidade.
Estimativas, baseadas no número total de lojas existentes nas áreas estudadas, trouxe um número aproximado de 138.243 Pontos Extras disponíveis nas áreas estudadas. Estimativas também foram estendidas para cada tipo de Ponto Extra, em cada área, faixa de cko e seção.Por exemplo, estimamos a existência de 266 Pontos Extras do tipo Display de Chão presentes na Seção de Bebidas Alcoólicas na área D em lojas de 20 ou mais cko.
O propósito da ToolBox é tornar suas pesquisas uma ferramenta para melhor estruturar seu trabalho e assessoria. Assim, além de informação, a pesquisa ainda formulou um simulador de investimento em Ponto Extra, para os fabricantes estimarem seus investimentos nesta ferramenta.
As fotos seguinte ilustram três tipos de Ponto Extra: Ponta de Gôndola, Display de Chão e Ilha, em ordem.


Para mais informações sobre a pesquisa, acesse os nossos reports no site http://www.toolboxtm.com.br/ ou então entre em contato conosco pelo e-mail: contato@toolboxtm.com.br.

Um comentário:

Anônimo disse...
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