terça-feira, 25 de março de 2008

Iogurtes, sucos, cremes. É a nova “cesta básica”

Informações retiradas da reportagem “Iogurtes, sucos, cremes. É a nova ‘cesta básica’”, escrita por Vera Dantas para o jornal O Estado de São Paulo no dia 16/03/2008.

O consumo de mercadorias de maior valor, como sobremesas e produtos de beleza, aumentou de 2006 a 2007, impulsionado principalmente pela baixa renda: enquanto a classe alta elevou suas compras em 10%, a classe baixa comprou 40% a mais. Além disso, alimentos de largo consumo cresceram outros 10%, ao passo que as vendas incrementais de iogurte alcançaram os 30%.

Entre as razões para a maior compra de produtos acabados estão os reajustes nos preços, o aumento no salário, o crescimento do emprego e a maior oferta de crédito. Tais mudanças acabaram por influenciar o perfil dos shoppers, que agora compram em maiores freqüência e quantidade (27% a mais).

Os resultados de 2007 contrastam com os de 2006, quando o consumo dos produtos mais elaborados estava em queda, e impactam diretamente na prestação de serviços da Tool Box. Com a mudança do perfil dos shoppers, novos produtos devem ser auditorados, prestando-se atenção nos canais específicos de compra e nas práticas de venda.

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