terça-feira, 25 de março de 2008

Produto trancado reduz venda na indústria

Comentário sobre a reportagem “Produto trancado reduz venda na indústria”, de Daniela D’Ambrosio para o jornal Valor do dia 18/03/08.

No Brasil, o roubo de produtos nas lojas por clientes e funcionários representa 36,7% das perdas totais nos supermercados – fato que preocupa indústria e varejistas em relação a mercadorias de alto valor. Em busca de solução para o problema, a técnica de confinamento, na qual os produtos ficam trancados em prateleiras no varejo, é amplamente utilizada.

Porém, o confinamento desestimula as compras por impulso e faz com que o shopper se sinta inibido e até frustrado por ter que pedir ajuda a um funcionário. Na prática, as vendas são reduzidas em até 80%, o que significa para a indústria perdas de US$ 60 bilhões ao ano, segundo cálculos da P&G e Universidade de Oxford.

O caso é um clássico problema de trade marketing: não só a indústria, mas também os varejistas são prejudicados quando deixam de vender produtos com maior margem. Surgiram, então, investimentos da indústria para resolver o problema na origem, com a instalação de etiquetas eletrônicas antifurto detectadas por antenas. Tal tecnologia, entretanto, ainda não está presente no pequeno e médio varejo – canal que está crescendo e roubando vendas dos supermercadistas.

O papel da Tool Box é justamente intermediar a relação entre indústria e varejistas, com a auditoria de canais diretos e indiretos (grande, médio e pequeno varejo) e também com a prestação de consultoria sobre as melhores práticas do ponto-de-venda.

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