terça-feira, 16 de outubro de 2007

Grupo Britânico WPP compra 51% da braasileira Plano Trio

Comentário sobre reportagem de Eliane Sobral e Tainã Bispo, publicada em 05/09/2007 no jornal Valor.

Depois de muita negociação, a maior empresa de Trade Marketing do país, a Plano.Trio, vendeu 51% de suas ações ao grupo Britânico WPP. Estavam no páreo para a compra, além do WPP, o YPY e a rede Draft FCB, pertencente ao americano Interpublic. Tal interesse pela compra se deve a multidisciplinaridade da empresa brasileira em várias áreas do Marketing, da promoção em ponto-de-venda até o gerenciamento de promotores.
A Plano.Trio atuará como um negócio autônomo dentro do WPP e se reportará diretamente à presidente da America Latina, Ann Newman. É a primeira vez que uma aquisição do WPP é feita diretamente, sem a intermediação de suas outras empresas. Aqui no Brasil o grupo britânico opera por meio da Ogilvy e das agências de publicidade Y&R, JWT e MatosGrey.
Com a compra, a WPP totaliza 20 aquisições de empresas este ano. O que tem movido as grandes empresas do ramo para a aquisição de subsidiárias é “a necessidade de compensar as receitas decadentes com a propaganda tradicional”.
Outro gigante americano, o Interpublic, comprou três empresas no mesmo período. “É preciso fortalecer todas as áreas para ocupar espaço nos anunciantes que já estão na casa e conquistar novos clientes (...). Neste mercado quem não ampliar o leque não sobreviverá”, diz o presidente do grupo Ogilvy na America Latina, Sérgio Amado.

Nenhum comentário: