quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Caiu na rede é peixe

Comentário sobre a reportagem de Tatiana Alcalde e Christye Cantero, publicada na revista Consumidor Moderno de Agosto/2007.

As mudanças que atingiram toda a estratégia de marketing para produtos no mundo inteiro já chegaram ao Brasil e a Tool Box foi uma das empresas pioneiras a estruturar este processo por aqui. Se antes havia pouca variedade de marcas, menos canais de distribuição e um consumidor pouco exigente, o que se vê hoje e o exato contrário. São inúmeras marcas e produtos disputando a compra de um consumidor muito exigente em diferentes pontos-de-venda de diversos formatos. Tornou-se essencial usar o ponto-de-venda para traçar a estratégia do produto, visto que eles se modernizaram passando a serem capazes de seduzir o consumidor, deixá-lo mais disposto a receber as informações dentro da loja.

Para chegar a decisões melhores, a Kimberly Clark Brasil realizou uma pesquisa que traçou os novos comportamentos de compra dos seus consumidores. Descobriu-se que as mulheres estão indo muito mais ao ponto-de-venda. Chegam a comparecer 11 vezes por mês a lojas pequenas, 3 vezes a perfumarias e farmácias, duas a supermercados e uma vez a hipermercados. Os principais fatores que influenciam isso são a conveniência e o bom atendimento. Já a decisão de compra em si é determinada pela atratividade e pelo aspecto emocional, como promoções que geram compras por impulso.

O investimento de PDV pela Kimberly Clark cresce cada vez mais por maio da expansão do conceito de gerenciamento por categoria e visibilidade dos produtos. Segundo o diretor de Trade Marketing da empresa, Douglas Oliveira, “O ponto-de-venda combina a necessidade do consumidor com a solução, por isso o produto tem que se diferenciar bem por lá”.

A Johnsons & Johnsons também têm investido no ponto-de-venda. Para seus produtos para a face, decidiu treinar suas promotoras como demonstradoras para levar mais informação sobre os produtos, principalmente no canal farmacêutico, o mais desenvolvido na categoria.

O Boticário está desenvolvendo um novo conceito de loja para melhorar a experiência de compra, ou seja, torná-la um momento prazeroso e de valorização pessoal.

É o ponto-de-venda na mira das grandes empresas e ganhando a atenção dos gestores de marketing das maiores marcas. A Tool Box possui ferramentas que fazem a diferença na hora tomar suas decisões em Trade Marketing. Acesse nosso site em
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