sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Medindo o Impacto dos Eventos (Parte I)

O Marketing de Eventos oferece algo que o Marketing Tático não oferece: interação face-a-face e um caminho interessante para se construir afinidade e dirigir experiências para uma marca. Cada vez mais o Marketing de Eventos tem transitado para algo mensurável, dando às marcas mais razão para incluí-lo no seu marketing mix.
















Tecate, localizada em Nova York, gasta de 25% a 30% de todo o seu orçamento de Marketing em eventos e patrocínios, incluindo numerosos encontros de pugilistas e o Grand Pix da Toyota. Para o diretor da marca, Carlos Boughton, este é um caminho para se comunicar diretamente com os consumidores e prover experiência com a marca. Além disso, ele acredita que tais ações não alcançam somente o público-alvo, mas também permite expandir a abrangência do público, de maneira que ainda mantenha coerência com a marca.
Algumas agências de Marketing têm sentido um aumento nos seus negócios, como a Marketing Werks, localizada em Chicago, que nos últimos 12 anos, teve seus lucros multiplicados de $4 milhões para $70 milhões de dólares. A Pierce Promoções localizada em Maine, que faz eventos para Procter&Gamble, Kraft, Diageo e outros, também teve um considerável crescimento nos últimos cinco anos.

*Tecade tem patrocinado o Grand Prix Toyota nos últimos oito anos. A marca executa as atividades de marketing antes e durante a corrida, incluindo promoções no varejo, anúncios em rádio, iniciativas de marketing móveis e concertos.

Referências
Walkup, Erica. Measuring the Impact of Events. Shopper Marketing, v 22, n.8, p. 20, august 2009.

Nenhum comentário: