segunda-feira, 25 de maio de 2009

“Shopper Marketing”

Comentário sobre a reportagem “What 'Shopper Marketing' Means to Me”, publicada por POP Times do In-Store Marketing Institute, em Abril de 2009 por Peter Breen.

Shopper marketing é uma disciplina voltada a entender como o público alvo se comporta no papel de compradores, em diferentes canais e formatos, e como alavancar essa inteligência para o benefício de todas as partes interessadas, incluindo marcas, consumidores, varejistas e clientes.
Peter Breen cita alguns exemplos notáveis deste esforço:
• O re-design massivo feito na Walgreens engloba sortimento de produtos, gôndolas, categorias, sinalização e qualquer outro ponto de contato com o shopper. O objetivo é evoluir de um varejista focado no produto para um varejista focado na solução.
• PepisCo criou um time de pesquisa de shopper e canal que funciona como uma espécie de time de “advogados dos interesses dos varejistas e shoppers”.
• Stop & Shop pretende gerar fidelidade, investindo em uma tecnologia que aborda tanto as necessidades gerais do shopper (por exemplo, reduzindo tempo no checkout) e necessidades específicas (oferecer economia baseada no histórico de compras do próprio usuário).
Breen acredita que o Shopper Marketing não se trata de marcas ou produtos, mas de uma nova maneira de olhar para a loja através das lentes do shopper. É uma relação de parceria entre o varejista e o fabricante e, mesmo que não seja um conceito inteiramente novo, propõe um novo olhar sobre o que estava sendo feito até agora.

Nenhum comentário: