terça-feira, 19 de maio de 2009

Reações de Shoppers ao Ambiente de Varejo

Enquete realizada pela ToolBox identificou as sensações e percepções negativas de shoppers em relação ao ambiente de varejo. As entrevistas foram feitas na saída de supermercados localizados em bairros da capital paulista cuja maioria da população pertence às classes sociais A e B e C e D.
Para os entrevistados, os principais pontos a serem observados são limpeza, iluminação, estado de conservação e ambiente, seguidos de sinalização da loja, organização da gôndola, acesso e material de ponto-de-venda (PDV). E, quando um atributo não está a contento, os sentimentos e sensações negativos despertados nos shoppers são, pela frequência de citação, abandono, irritação, revolta, frustração, indiferença e repulsa, sendo o abandono a sensação comum a todos os atributos.
As principais causas de irritação no momento da compra são produtos em mau estado de conservação, sinalização ruim da loja, difícil acesso e iluminação insuficiente; o que mais “revolta” os entrevistados são situações como não encontrar o produto desejado na gôndola e ambientes sujos e mal cuidados. A enquete foi realizada na primeira quinzena de março de 2009 com 100 pessoas, de ambos os sexos, de 18 anos de idade ou mais.
Os dados oferecem insights sobre o que é preciso melhorar na experiência de comprados shoppers e em que variável controlável da loja é preciso concentrar esforços.

Nenhum comentário: